Isso é o que muita gente faz quando inicia a divulgação nas Mídias Sociais. Porém é um erro, porque você acaba perdendo tempo em gerenciar várias mídias e não consegue se focar na principal onde encontram-se o seu público-alvo. Dessa forma, o primeiro passo antes de começar a divulgar seu negócio nas Mídias Sociais é entender seu negócio, por exemplo: é venda de produtos?, é consultoria?, é prestação de serviço?, ainda mais que existe uma gama de negócios e o nosso dever é compreender e definir o próprio negócio. Depois vem a definição do seu Público-Alvo, definindo idade, gênero e geolocalização. Tudo isso reflete na escolha da Rede Social ideal para começar a trabalhar com suas divulgações do seu negócio. Em seguida, vamos explanar um pouco sobre as principais Mídias Sociais, com o objetivo de ajudá-lo a escolher a melhor Mídia para começar a divulgar seu negocio.
FACEBOOK: O Facebook é a rede social mais popular do mundo, hoje, obtendo mais de 2 Bilhões de usuário ativos. O Facebook se utiliza de um poderoso algoritmo capaz de absolver informações sobre a navegação de cada pessoa. Por conta dessa gama de informações de seus usuários, as atualizações do Facebook acabam funcionando de maneira dinâmica, facilitando na interação, onde seus usuários recebe o tipo de conteúdo conforme os assuntos que mais curte ou acessa. Hoje por conta do amplo acesso de pessoas, o Facebook acaba sendo uma das primeiras opções para uma divulgação de um negócio.
INSTAGRAM: O Intagram vem crescendo ainda mais no âmbito mundial em acessos, hoje, obtendo mais de 1 Bilhão de usuários ativos. O Instagram foi criado para divulgação de fotos e vídeo, podendo ser aplicado filtro digitais e compartilhamentos em outras rede sociais. Aos poucos foi ganhando notoriedade, e, em 2012 foi comprando pela empresa Facebook, onde cresceu o seu reconhecimento e deixou de ser algo pessoal, abrindo espaço para divulgação de serviços e produtos. A rede social tem bastante apelo visual, afinal é voltada para fotos e vídeo, onde destaca muito bem empresas voltadas para vendas de produtos, por exemplo, e-commerce e Marketplaces. Esse é um excelente local para sua empresa estar presente.
TWITTER: O Twitter é uma Mídia Social voltada para divulgação em tempo real de notícias. Hoje, essa mídia alcança em torno de 335 milhões de usuários ativos. É considerada também uma segunda tela, sendo que os usuários atualmente a utilizam para comentar os acontecimento que passam na televisão, como: noticiários, reality shows, jogos de futebol, premiações e outros programas. Mesmo assim, pode se torna uma rede social bastante interessante para gerar tráfego para qualquer empresa.
YOUTUBE: O Youtube se tornou a segunda maior ferramenta de busca do mundo. Também é o terceiro site mais acessado, ficando atrás, obviamente, do Google e do Facebook. Hoje, o Youtube tem cerca de mais de 1,5 bilhão de usuário ativos. Uma mídia muito preferida para pessoas que buscam vídeos de tutoriais e canais de notícias. Afinal, dependendo do seu negócio, o youtube pode se torna um canal importante para reconhecimento e fortalecimento da sua marca.